terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Entrecosto a minha moda

Entrecosto a minha moda

Saio consideravelmente da minha zona de conforto cada vez que publico uma nova mensagem aqui no blog e ainda nao descobri porque. Uma das razoes é porque nao estou a levar o blog a serio uma vez que estou a publicar somente uma mensagem por semana. Sou demasiado exigente comigo mesma. De momento só me é possivel publicar uma mensagem por semana mesmo. Simplesmente nao quero assumir um maior compromisso comigo e depois se eu coloca-se muitas mensagens por semana também nao irai conseguir suportar a conta do supermercado. Mas estou furiosa comigo mesma por não me estar a comportar de maneira diferente. Parece que não levo mesmo nada a serio. Há que aceitar como somos, embora as vezes seja um bocado complicado.

Sao as expectativas que tenho para mim e para o blog que me estão a matar. Gostaria de estar a experimentar receitas caras e novas todos os dias e isso nao é possivel de momento, por isso vamos la aceitar que uma mensagem por semana é excelente.

Fiz este entrecosto no domingo para o almoço e ficou excelente. Já o tinha feito outras vezes por isso nao corri risco nenhum. Para mim uma boa forma de passar uma parte do dia é experimentar uma receita nova.

Ingredientes:
- 6 fatias de entrecosto de vaca, cerca de 2 kgs
- 2 Cebolas grandes
- 8 dentes de alho
- 1 copo de vinho branco
- Sal q.b.
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 4 Colheres de sopa de Ketchup
- Pimenta q.b.
- Azeite
- 1 Folha de louro
- 1 Kg de batatinhas

Tempere o entrecosto com sal o louro, metade dos alhos, o molho de soja e o Ketchup e o vinho branco e deixe assim por 3 horas.

Num tacho, leve ao lume 10 colheres de sopa de azeite, os alhos restantes e a cebola para alourar. Junte depois o entrecosto e a marinada, tape o tacho e deixe cozer. Se necessario acrescente mais vinho branco.

Descasque as batatinhas e coza-as em água com sal.

Quando o entrecosto estiver cozido, retire-o do tacho e coloque-o num tabuleiro. Coloque também as batatas num tabuleiro e coloque-o o molho por cima. Cubra as batatas bem com o molho.

Leve a alourar em forno médio e em seguida sirva.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Risoto de Cogumelos

Risoto de Cogumelos

Tem sido dias bravos aqui por estas bandas. Estou a paralisar em cima da cama e so com muitos pontapes no rabo consigo fazer alguma coisa e nao consigo perceber porque estou me comportando assim.

Fiz este risoto na quarta feira mas so hoje fica aqui a receita. Este risoto já o faço de cor, por isso não arrisquei nada ao fazer a receita.

Ingredientes:
- 1 Chávena de café de arroz para risoto
- 250g de cogumelos laminados
- 1 caldo knorr de legumes
- 100g de queijo ralado mozarrela
- 1 dl de natas
- 1 cebola grande picada
- Meia colher de sopa de manteiga
- 4 Colheres de sopa de azeite
- 2 Dentes de alho picados

Tenho que me forçar a fazer tudo inclusive cozinhar, o que é uma autentica chatice e não encontro razões para o meu comportamento.

Começar por picar a cebola e o alho e colocar no tacho com o azeite. Depois de alourar juntar o arroz e os cogumelos. Ir acrescentando água em que se derreteu o caldo de legumes até o arroz estar cozido.

Por fim juntar as natas o queijo ralado e a manteiga e servir.

Esta receita não tem como dar errado e é um prato que sabe maravilhosamente bem.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bolo do Jamie Olivier

Hoje levantei-me bem disposta devido ao vídeo que vi ontem do Tony Robbins sobre depressão. Deu-me esperança de aprender a lidar com a minha.

Aqui fica o link do vídeo:
http://robbinsmadanescoachtraining.com/?p=629

Ingredientes:
- 225g de manteiga macia e sem sal
- 300g de açúcar amarelo refinado
- 4 ovos grandes
- 225g de farinha com fermento
- Raspa e sumo de 1 limão
- 200 ml de natas
- 250g de fambroesas
- açúcar em pó para polvilhar

Esta receita tirei do Expresso. Estou muito reticente quanto a comprar um livro de culinária. Já estou a investir bastante dinheiro em alimentos. Ontem a conta do supermercado foi de 25 euros para 2 receitas, o bolo de hoje e a pizza de amanha.

Este bolo é extremamente fácil de confeccionar e é razoável. É saboroso mas eu não ia longe para o comprar.

Pré aquecer o forno a 180ºC, gás 4. Unte uma forma de fundo amovível de 20 cm e em seguida polvilhe-a.

Bata a manteiga com 225g de açúcar até ficar um composto claro e cremoso. Convém retirar a manteiga do frigorífico umas horas antes de fazer o bolo e não fazer como eu que decidi mudar radicalmente de estado físico e levantei-me da cama e fui fazer o bolo. Coloquei a manteiga uns segundos no micro ondas, mas o modo correcto de o fazer é deixar a manteiga aquecer normalmente.

Meta os ovos, 1 a 1, batendo sempre e depois adicione a farinha. Deite na forma o preparado e agite para ficar liso.

Cozinhe em forno quente durante mais ou menos 40 minutos. Pode experimenta com uma massa esparguete para ver se o bolo fica cozido. Enfia o esparguete no bolo e se não tiver massa no esparguete o bolo esta cozido.

Deixe arrefecer durante 5 minutos na forma.

Comece a fazer a compota, assim que colocar o bolo no forno. Num tacho pequeno coloque a maior parte dos frutos e junte o restante do açúcar, juntando a raspa e o sumo de limão. Deixe levantar fervura devagar depois reduza o lume para médio. Deixe cozinhar por 5 minutos até engrossar. Deixe arrefecer.

Corte o bolo utilizando uma faca comprida para marcar toda a volta e meio do bolo, rodando-o ao mesmo tempo até juntar as 2 linhas. Comece então a cortar o bolo com cuidado rodando-o e cortando cada vez mais fundo até ficar 2 metades.

Espalhe a compota sobre a metade inferior do bolo. Bata as natas com uma colher de açúcar. Comprei natas próprias para bater e mesmo assim não ficaram firmes o suficiente. Se calhar devia ter comprado natas do dia, mas tenho sempre alguns pacotes de natas em casa para alguma emergência.

Espalhe as natas sobre a compota e junte os restantes frutos, cubra com o segundo bolo. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Eu fiz acunpuntura o ano passado para me livrar da depressão e livrei-me da maior parte das consequencias da depressão. Ontem cheguei a conclusão para meu desgosto que ainda me restam uns indícios de depressão.

Que vantagens tenho eu em ter uma maldita depressão?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Molotof

Foi um desafio em que tive sucesso ao colocar hoje uma nova mensagem no meu blog. Tive de instalar uma aplicação e isso são sempre autenticas aventuras para mim. Na Internet estão constantemente a inovar e nos temos que acompanhar o ritmo.

Hoje vou deixar aqui uma receita mais que comprovada.

Molotof

Ingredientes:
- 10 claras
- 10 colheres de sopa de açúcar
- 10 colheres de sopa de açúcar para o caramelo
- Água
- Sumo de uma laranja

Primeiro unte a forma (grande e com um buraco no meio) com manteiga.

Depois comece a fazer o açúcar queimado. Coloque o açúcar ao lume numa frigideira grande e deixe que ele vá derretendo completamente e quando já não for visível um ponto de branco adicione 3/4 de um copo de água. Deixe ficar assim até que o açúcar fique derretido.

Entretanto vá batendo as claras em castelo e juntando 2 colheres de açúcar de cada vez até ter juntando as 10 colheres de açúcar.

Depois do açúcar queimado estar derretido junte o sumo de uma laranja e deixe engrossar e em seguida verta suavemente sobre as claras em castelo.

Coloque colheres da massa na forma e leve a cozer em banho Maria.

Creme
Este creme é opcional.

Ingredientes:
- 10 gemas
- 10 colheres (sopa) de açúcar
- 10 colheres de sopa de leite

Junte todos os ingredientes num tacho e leve ao lume ate engrossar e depois verta sobre a molotof.