segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Risoto de abobora, brócolos e atum

Ingredientes:
- 200g de abóbora
- 1 Cebola picada
- 2 Colheres de sopa de azeite
- 200g de arroz
- 1 Copo de vinho branco seco
- 1 Cubo de caldo de legumes
- Sal
- 1 Colher de sopa de manteiga
- 2 dl de natas
- 100g de queijo da ilha ralado
- 2 Dentes de alho
- Atum em conserva
- 2 brocolos pequenos

Corte a abóbora em cubos pequenos. Corte os broculos em ramos. Refogue a cebola o alho no azeite e depois de uns minutos junte o arroz, fritando por 2 minutos, sem parar de mexer. Deite o vinho branco e deixe evaporar sem mexer.

Acrescente o cubo de caldo de carne, dissolvido num copo de água e deixe cozinhar. Neste momento junte a abóbora e os brocolos. Va acrescentando água até o arroz estar cozido. Deixe repousar uns minutos.

Acrescente a manteiga, as natas e o atum, misturando rapidamente. Polvilhe com o queijo e sirva.

Na receita original o queijo que se utilisa é o parmesão, mas como no Pingo Doce não tinha queijo parmesão ralado eu comprei queijo da Ilha ralado e assim ficou com um sabor mais nacional.


Este risoto é a junção de dois risotos. O risoto de abóbora, com o risoto de brocolos com atum. Gosto de misturar as coisas e eu tenho uma horta (sim vivo no campo) e neste momento tenho broculos na horta e tenho abóbora com fartura em casa. Se for vegetariano este risoto come-se perfeitamente sem o atum.

Eu no meu caso acompanhei o risoto com entremeadas rechedas com morcela. Ontem fui um dia dedicado a experimentar varias receitas. Levantei-me as 7:30 da manha, varri a cozinha, estendi a roupa e comecei a cozinhar.

Comecei por fazer doce de abóbora. Quero fazer doces e biscoitos para vender para fora. Sei fazer biscoitos muito bem porque gosto de biscoitos, mas nunca gostei de doces por isso não sabia fazer doces. Fiz um doce ontem pela primeira vez e sai-me tão bem, que posso dizer que gosto de doce de abóbora.

Esta ideia de vender doces e biscoitos para fora foi ideia de uma amiga, assim como a ideia do blog de culinaria foi ideia de conhecido. Extraordinariamente grata pelos amigos.

Esta quantidade de risoto da para imensas pessoas ou no meu caso como eu não quis deitar o risoto fora da para imensos dias. Se for fazer a refeição para poucas pessoas reduza as quantidades para metade.

O risoto ficou muito bom, mas coloquei a abóbora e os ramos de brocolos demasiado cedo por isso ficram um bocado desaparecidos. Prometo aperfeiçoar a receita e depois actualizo o post.

Para quem se esta a iniciar pela primeira vez nos risotos atenção de que não serve qualquer arroz. Eu utilizei o arroz para risoto do Pingo Doce.

Eu gosto de cozinhar, mas não tenho a paciencia para ir para a cozinha, cozinhar duas vezes por dia. Por isso comecei de manha a fazer o almoço e o jantar, para depois estar disponivel para fazer outras coisas.

O risoto era para o jantar e as entremeadas eram para o almoço. Era para acompanhar as entremeadas com pure e couve roxa, mas tendo em conta a quantidade de risoto com que fiquei resolvi acompanhar as entremeadas com  o risoto.

Em relação as entremeadas descobri varias coisas, nomeadamente de que gosto das entremeadas é grelhadas e que não aprecio particularmente as entremeadas. Tendo em conta que quero emagrecer 30 kgs e que não aprecio particularmente as entremeadas não deverei confeccionar muitas pratos de entremeadas. O que me atrai-o neste prato de entremeadas foi a morcela e o facto de as entremedas serem baratas.

Um dos objectivos deste blog é confecionar pratos saborosos e baratos.

Relativamente a morcela de arroz tenho de descobrir pratos para utiliza-la. A morcela é barata e sempre é uma variedade na comida.

2 comentários:

  1. parabéns! bom início! bas receitas :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute boa noite

    estás a ficar uma profissional no que concerne à cozinha, aguardo por mais receitas, tinha postado um comentário, não sei o que aconteceu?? apagaste?? beijinho e até breve

    ResponderEliminar