quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Borrego com vinho tinto e vinho do Porto

Abri o blog hoje e verifiquei que tinha 6 seguidores e fiquei extraordinariamente contente. Já tenho publico. Obrigada meus queridos seguidores especialmente a Rosa e a Rute que as conheço pessoalmente. É excelente ter feedback do publico.

Não costumo confeccionar muitas vezes borrego devido ao seu preço elevado, mas tinha estas costeletas de borrego caseiro que a minha mãe tinha comprado no natal, logo decidi fazer borrego para esta quarta feira para o almoço.

Esta é uma adaptação livre dum livrinho de receitas que comprei o ano passado do Chefe António Vieira.

Ingredientes:
- 1,5 kg de costeletas de borrego
- 1 dl de azeite
- Sal q. b.
- 1 Cebola picada
- 1 dl de vinho do Porto
- 1 dl de vinho tinto
- 1 Caldo de legumes
- 2 Colheres de sopa de mostarda

Eu lavei as costeletas de borrego em vinho branco e depois besuntei-as com 2 colheres de mostarda.

A receita original levava sementes de mostarda mas eu nunca de tal tinha ouvido falar e não consegui encontrar em Alenquer, mas quando for ao El Corte Inglês na quarta feira vou procurar. A receita original levava caldo de borrego que estou a partir do principio que será feito com ossos de borreg, mas os ossos não me iam sair por ai baratos por isso há que se desenrascar e eu utilizei caldo de legumes.

Entretanto no tacho coloquei a cebola picada, o azeite, o vinho do Porto, o vinho tinto (que era de marca, visto que tinha no frigorífico uma garrafa aberta que o patrão da minha mãe lhe deu e ninguém la em casa bebe vinho, por isso utilizei-o na confecção do borrego) e o caldo de legumes. Juntei o borrego temperado com mostarda e acrescentei o sal.

Deixei cozinhar durante algum tempo e depois como o borrego ainda estava rijo acrescentei mais 1 dl de vinho tinto e de vinho do porto.

No caso de o borrego estar rijo deve-se acrescentar vinho tinto e vinho do Porto em igual proporção.

Fiz esta receita para o almoço para mim e para os meus pais e nem sobrou um pedacinho para amostra. O borrego estava mesmo bom.

Anda andei aqui as aranhas para entrar no meu blog, até que finalmente descobri que bastava colocar o nome do blog no endereço do Internet explorer. Não sou muito dada a tecnologias. Alias não sou mesmo nada dada a tecnologias. Funciono um bocado por intuição, não tenho muita paciência para ler manuais. Mas brevemente vou me aventurar numa maquina de tirar fotografias. Quero comprar a maquina de tirar fotografias para colocar a s fotografias da comida aqui no blog.

Pelo facto de não ser muito dada a tecnologias não estou sentindo muito a falta da Internet em casa. Colocar a Internet na minha casa esta a tornar num autentico cavalo de batalha entre mim e a PT.

Neste momento estou a escrever a receita do blog na biblioteca de Vila Franca de Xira. O meu computador é um portátil e eu tinha Internet da Kanguru, mas há mais ou menos uns 6 meses houve uma factura da Internet que veio particularmente alta e eu fui averiguar os preços da Internet e verifiquei que a Internet fixa, nomeadamente o sapo era mais barata 10 € do que a Kanguru e rescindi imediatamente o contrato com a Kanguru o que é muito mais fácil do que era há 3 anos.

Hoje em dia para rescindir a Internet com a Kanguru bastou-me um simples telefonema enquanto a 3 anos tive que escrever uma carta a Sapo o que levou a que eu fica-se com 3 facturas em atraso de 3 meses de Internet em que eu já esta vá a utilizar a Kanguru enquanto nao tinha rescindido com o Sapo. Estas 3 facturas e a minha insistência em ter os serviços da PT por cabo e não por satélite esta a fazer que eu ainda não tenha Internet em casa.

Estas 3 facturas paguei-as há 3 anos e tive de voltar a paga-las o ano passado, porque nas minhas limpezas de verão do ano de 2011 fui particularmente exaustiva e dei volta a todas as gavetas e deitei fora tudo o que não precisava incluindo as facturas do Sapo e o comprovativo de pagamento das ultimas 3 facturas.

Uma das minhas autenticas manias é deitar tudo fora incluindo coisas que eu posteriormente venho a precisar. Eu escrevo diversos cadernos durante o ano, neste momento devo ter uns 20 cadernos escritos relativamente ao ano passado, mas chega a um momento que faço limpezas e deito tudo fora.

Há mais ao menos 6 meses comecei de tratar de mudar os serviços de televisão de Internet e telefone para a PT. Instalaram-me a Meo por satélite há 6 meses e ficou feito o pedido para me instalarem por cabo. Isto há 6 meses e só amanha é que vem um técnico a minha casa para me instalarem os serviços da PT por cabo.

A minha vizinha que mora na casa em frente tem os serviços da PT por cabo, se na residência dela da para colocar por cabo na minha também da e sai-me muito mais barato.

Devo confessar que não estou muito optimista. Há 6 meses tentei que me colocassem por cabo e o técnico disse que o sinal era fraco. Eu tenho os meus direitos e mudei da Zon para a Me para ter o Sapo uma vez que a Zon não tem sinal para Internet na minha zona.

Já lidei com os técnicos das televisões por satélite e com a rapidez com que eles fazem os serviços mal feitos e saem porta fora e desta vez tenho que ser muito rápida e muito assertiva e insistente para ver o meu pedido satisfeito.

Eu acompanhei o borrego com puré de batata e couve roxa. Vou aqui deixar a receita da couve roxa.

Ingredientes para a couve roxa:
- 500g de couve roxa
- 1 dl de vinho tinto
- 2 dl de água
- 1 Colher de sopa de manteiga

Cortei a couve em tirinhas e levei ao lume brando a estufar com o vinho a água e a manteiga.

Ainda tenho couve roxa no frigorífico para cozinhar, mas em vez de manteiga vou experimentar com azeite porque é mais saudável e vamos a ver como fica o sabor.

Sem comentários:

Enviar um comentário